AW-393269652
top of page

3 passos para lidar com o comer emocional

  • Foto do escritor: Marianne de Faria Chimello
    Marianne de Faria Chimello
  • 25 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de out. de 2024

ree

Você vive reclamando que usa a comida para lidar com a ansiedade, principalmente quando chega em casa do trabalho de noite? Vim aqui te falar como resolver esse problema em 3 passos.


Meu nome é Marianne Chimello, sou nutricionista aprimorada em transtornos alimentares, e eu trabalho com transtornos do comportamento alimentar (comer emocional, comportamentos condicionados disfuncionais, mau relacionamento com a comida e outros).


Primeiramente, vamos entender o que é o comer emocional. Ele não é algo pontual, ou seja, não é algo que você tem ou não tem. Na verdade, gosto de afirmar que todo o comer é emocional. Desde nossa primeira refeição, o leite materno, recebemos mais do que nutrientes. Existem estudos que falam sobre o prejuízo emocional em crianças que não foram amamentadas pela mãe.


Portanto, podemos considerar todo o comer, um ato também emocional, mas que tem níveis de intensidade dependendo do contexto de relação com a comida. Pode ir de um extremo benéfico (gratificação sensorial, confort food), mas que a partir de certos níveis, essa relação comida versus emocional começa a ficar disfuncional e prejudicial, chegando a desencadear episódios de compulsão alimentar.


Mesmo o comer emocional tendo níveis diferentes, a forma de lidar pode ser estruturada em 3 passos gerais. Que aliás, estão bem longe de serem simples ou milagrosos. Pode ser que você passe dias ou até semanas tentando apenas fazer um passo. Mas pode confiar que, com o acompanhamento seguro de um profissional, eles mostram um caminho seguro para lidar com o comer emocional prejudicial à longo prazo.


Esses passos são:


1 - Tenha certeza de que não está sentindo fome!


Por alguma falha na estrutura alimentar, você pode estar sentindo fome sem mesmo consguir percebê-la. A fome é uma resposta fisiológica para sinalizar privação de energia e impulsionar a busca por alimento. Por isso, na presença de fome, as vontades emocionais podem se intensificar e são mais difíceis de controlar.


2 - Se pergunte: Do que eu preciso?


Uma vez que você se descobriu procurando comida na ausência de fome, tire um tempo para nomear essa necessidade que demonstrou não ser física. Não é algo fácil de se fazer, principalmente no início. Lembre-se de ser específico, evitando termos genéricos do tipo "ansiedade". Na maioria das vezes, as pessoas comem para preencher uma necessidade não conhecida. Lauren Mellin, uma pesquisadora criadora de um bem-sucedido programa de controle de peso para famílias, descobriu que crianças com sobrepeso geralmente têm dificuldades de externar suas necessidades.


Essa necessidade não conhecida influencia a relacioná-la com os alimentos. Apenas em ter consciência dos seus sentimentos e necessidades, a urgência em comer pode diminuir bastante! Uma vez que você sabe o que é e o que não é o problema, fica mais fácil do seu corpo diferenciar o que é importante ou não no momento.


3 - Se pergunte: Como posso me ajudar?


Para descobrir como suprir essa necessidade, comece com a pergunta "Você poderia...?". Seja para você mesmo ou para outra pessoa, peça ajuda para ajudar a encontrar a solução dos problemas existenes (Ex.: "Estou precisando descansar. Você poderia lavar a louça para mim, por favor?" OU "Estou precisando descansar. Posso lavar a louça em outro momento").

Se você vem lutando com o comer emocional já a um tempo, e parece que quanto mais você tenta retomar sua autonomia mais descontrole encontra, você não precisa mais lidar com isso sozinho. Você precisa de um profissional que te oriente o caminho a seguir. Sou nutricionista aprimorada em transtornos alimentares e meu objetivo é ajudar meus pacientes a alcançarem sua liberdade alimentar e não se sentirem mais reféns da comida. É o que você deseja também?



Você está preparado para tentar um caminho diferente? Ou pelo menos ficou interessado em saber mais sobre como posso te ajudar a sair desse ciclo sem fim de iniciar uma mudança e voltar à estaca zero? Então entre em contato com a minha assistente e marque uma sessão de clareza gratuita que eu mesma tirarei as suas dúvidas.



 
 
 

Comentários


bottom of page